quarta-feira, 19 de outubro de 2011
O Mestre de Cerimônias.
Cerimoniário
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa, na Igreja Católica. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração. Não existe nenhuma necessidade de o cerimoniário, estar em preparação para o sacramento da ordem.
Funções
São funções do cerimoniário organizar as procissões sejam elas de entrada de saída, ou ainda procissões externas à Igreja. Também por e depor as insígnias episcopais(báculo e mitra), bem como o solidéu. Também segurar a casula do sacerdote celebrante nas incensações do altar, das oblatas, da cruz, círio pascal e imagens, caso não haja diáconos na celebração. É também dever do cerimoniário organizar coroinhas e acólitos. Durante a procissão do sanctus em direção ao altar, conduz o turiferário, o naveteiro e os ceriferários. E organiza-os de modo que o turiferário fique em 1º na fila ao lado do naveteiro. Atras a cruz e dos lados os ceroferários.
Veste
O cerimonial dos bispos recomenda que o cerimoniário vista-se com batina e sobrepeliz. Para os cerimoniários que possuam o título de Prelado de Honra de Sua Santidade batina episcopal violácea, para os demais batina preta. Para todos faixa e clergyman.
Cerimoniário Pontifício
O cerimoniário pontifício do papa João Paulo II era Dom Piero Marini, atualmente o cargo é ocupado por Mons Guido Marini
Cerimoniário ou Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος) é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e ministrar ao sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. É sua função, também, cuidar do altar e, como ministro extraordinário da comunhão, distribuir a sagrada Comunhão.
Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. O Cerimonial dos Bispos traz rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: “pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem” (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum – 1984 – Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
No Brasil, confunde-se acólito com a figura do coroinha, todavia, este não é um ministro instituído, enquanto o acólito o é…
Em Portugal os Acólitos estão divididos em Meninos do Coro (coroinhas, no Brasil) Acólitos Júniores e Acólitos Séniores, todos instituidos segundo as normas do Cerimonial dos Bispos para a instituição dos Acólitos.
Origem
Dos termos
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono.
Já o termo “coroinha” vem da antiga celebração da missa, onde as músicas eram cantadas em coro. Os meninos do coro eram chamados para auxiliar os padres na celebração da missa. E daí surgiu o termo coroinha, designando os meninos do coro que auxliavam os padres.
Das funções
Tem sua origem litúrgica nas antigas Ordens Menores (Ostiário, leitor, Exorcista e acólito). Com o Concílio Vaticano II essas ordens menores foram suprimidas, sendo que duas foram mantidas transformadas em ministérios instituídos, não-ordenados: leitor e acólito.
Atualmente, em algumas paróquias a função de coroinha é estendida também às mulheres.
Acólitos famosos
• São Tarcísio de Roma foi acólito na Igreja antiga, sendo martirizado por defender a Sagrada Eucaristia. É padroeiro dos acólitos, coroinhas e ministros extraordinários da sagrada Eucaristia
• Fidel Castro foi acólito em Havana
• Anton Paolovitch Tchekhov foi acólito em Taganrog
• Emanuel Teixeira, investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é, ainda hoje em dia, um acólito em Lisboa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
gostei muito, é bom saber mais sobre o meu trabalho na igreja sou acólita e ainda não entendo porque mulher não pode ser cerimoniária u_u
ResponderExcluirmas assim... eu sou digamos um coroinha normal... vou receber a investidura de mestre de cerimonias... ai digamos eu vou poder se preciso entregar eucaristia? como os ministros?
ResponderExcluir